Clique nas imagens para ampliar
Cotação para Sondagem Tipo Misto na Emsol Sondagens e Perfurações do Solo
A Emsol Sondagens e Perfurações do Solo dispõe de equipamentos e técnicos qualificados para a execução de sondagem tipo mista, também chamada de sondagem rotativa com amostragem contínua, recomendada para obter características dos solos e rochas.
Realizada a lavra mecânica, desde a descontinuidade rochosa até a profundidade estabelecida, o solo é amostrado em dimensões variadas, cujo diâmetro é determinado pela perfuração.
O que é sondagem tipo mista?
A sondagem tipo mista consiste na mistura de técnicas de lavra mecânica e amostramento, com o objetivo de estabelecer características do solo, sendo fundamental para planejamento de projetos de engenharia civil (fundações, pavimentação, drenagem, etc.).
As informações coletadas durante a sondagem possibilitam identificar tipo, espessura e estratificação do solo e eventuais presenças de água subterrânea, além de análises geofísicas, geotécnicas, de adensamento, resistência à cravação e trinca em bloco.
Vantagens da sondagem tipo mista
Além da informação com maior detalhamento sobre o solo, a sondagem tipo mista possibilita a obtenção de amostras de diferentes dimensões, para serem posteriormente examinadas em laboratório. Ela é realizada por meio de equipamentos que oferecem segurança e rapidez, garantindo também menor desgaste dos materiais perfurados.
Aplicação da sondagem tipo mista
A sondagem tipo mista é recomendada para obtenção de dados que auxiliam no dimensionamento estrutural de edifícios, pontes, barragens e outras obras, particularmente em locais onde existe grande variedade de solo, composto por camadas de diferentes tipos de argilas.
Outra aplicação da sondagem tipo mista é a realização de estudos geológicos para exploração de minerais, hidrocarbonetos ou mesmo prevenção de deslizamentos.
Recomendações para a sondagem tipo mista
Não há necessidade de fechar sondagem quando se trata de sondagem mista, pois ela não exige obter amostras de todos os tipos de solo a cada diâmetro de amostragem. A recomendação é que se trabalhe com diâmetros de 100 mm, de 150 mm ou 200 mm, dependendo da resistência do solo e do objetivo da sondagem.
Além disso, é recomendável realizar a lubrificação da máquina para minimizar o atrito e desgaste de material entre amostragem e perfuração.
Para obter resultados efetivos e com maior precisão, a Emsol Sondagens e Perfurações do Solo tem profissionais altamente capacitados para a realização de sondagem tipo mista.